O que é e para que serve um projeto de engenharia?
O projeto é um dos elementos fundamentais do processo de produção no setor da construção. É neste momento que são feitas as escolhas que vão direcionar a obra: definições de material, construtoras, escritórios de engenharia e arquitetura, profissionais, entre outros aspectos que compõem o momento construtivo. Costumam fazer parte do projeto definições sobre:
- Arquitetura;
- Fundações;
- Estruturas (concreto, metálica, alvenaria estrutural);
- Instalações (hidráulicas, elétricas);
- Ar condicionado;
- Automação;
- Segurança predial;
- Segurança contra incêndio;
- Paisagismo;
- Drenagem;
- Terraplenagem;
- Pavimentação;
- Interiores;
- Esquadrias e vidros;
- Elevadores / transporte vertical;
- Acústica;
- Iluminação;
- Análise térmica/ energética;
- Impermeabilização;
- Fachadas (revestimentos externos, pré-fabricados) ;
- Cozinhas;
- Garagens;
- Segurança contra incêndio;
- Meio ambiente;
- Impacto de tráfego.
É no projeto de construção também que se especificam objetivos, prazos, custos, enfim, é quando se traça o planejamento da obra.
Qual a importância do projeto de engenharia?
Muito mais do que empilhar tijolos ou montar estruturas metálicas, construir é uma missão elaborada que requer análise de cálculos, detalhamento estrutural, tomada de decisões, entre outros fatores que fazem toda a diferença no produto final da obra. Diante disso, o projeto de construção em uma obra torna-se indispensável atualmente, quando custo, tempo e exploração de recursos são itens fundamentais ao construir.
O projeto de engenharia é o guia de execução de uma obra. “É importante para que as necessidades do usuário sejam entendidas e transformadas na melhor solução arquitetônica, o que inclui não só a estética como as condições de habitação, acesso e conforto”.
O projeto prevê e direciona como, quando e por quem as operações serão realizadas. Com o estudo do projeto de construção da obra, as previsões são mais precisas, o processo pode ser otimizado, e o bom resultado tem maior garantia.
A partir de planejamentos, cálculos e levantamentos é possível:
- Evitar surpresas durante a execução;
- Desenvolver diferenciais competitivos;
- Antecipar situações desfavoráveis;
- Agilizar as decisões;
- Aumentar o controle gerencial.